quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Historial da AVOMACC





O projecto da AVOMACC ( Associação Voluntária de mães e crianças carenciadas), é reconhecido pelo Governo de Moçambique. As Irmãs Doroteias são a identidade que assegura com credibilidade a continuidade deste projecto.
Teve a sua origem em 1993, na Matola, perto de Maputo, em Moçambique, no centro de saúde dessa cidade. Deu início a Irmã Alice Miranda, da congregação das Irmãs Doroteias com o objectivo de recuperar crianças desnutridas e arranjar trabalho às respectivas mães.
O número de pessoas aumentou e o espaço foi transferido para a paróquia de S.João Baptista do Fomento – Matola. Aí, as mães, fabricavam tijolos e vendiam produtos alimentares. As crianças que ficavam na creche com duas educadoras, uma cozinheira e uma rapariga para as limpezas.
No ano 2000, devido às cheias, a paróquia ficou inundada e em 2002, as Irmãs Doroteias conseguiram um terreno cedido pelo Município da Matola, no Bairo de Malhampsene. Foi então construído um edifício, é explorado agricolamente pelas mães das crianças.Esses produtos são posteriormente vendidos.
Dado o número de crianças ter aumentado, no ano de 2005, foram construídas mais três salas. Actualmente esta associação recebe crianças dos 0 aos 5 anos. Estas, entram na instituição pelas 8h da manhã. As actividades começam diariamente com ginástica, pelas 10h tomam o pequeno-almoço, continuam as actividades e às 12h30 almoçam. De seguida fazem a cesta, tomam banho e lancham. Regressam a casa às 15h30.
A partir de Abril de 2008, graças ao programa de apadrinhamento que a pouco se está a criar, as crianças começaram a comer fruta diariamente.
Também as mães, que comiam apenas um pão e chá, têm agora um almoço simples.

Retirado de http://avomacc.blogspot.com/


Sem comentários:

Enviar um comentário